sexta-feira, 18 de junho de 2010

PROGRAMA DE FOMENTO À PISCICULTURA

Por Odilon Manske em 18/06/2010

No dia 05/05/2010 a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, através do Programa de Fomento à Piscicultura, fez a entrega de trinta e nove mil alevinos para 22 produtores do município de Vacaria. Com mais esta campanha a Secretaria totalizou 157.000 de alevinos entregues para o período de novembro/2009 a maio/2010, atendendo mais de 150 produtores.

As espécies disponibilizadas para este período de alevinagem foram: quatro espécies de carpas, jundiás, lambaris, piavas, tilápias, surubins, dourados, traíras e trairões.

Além das tradicionais campanhas de alevinos a Secretaria da Agricultura, através do Programa de Fomento à Piscicultura, disponibiliza ainda de um técnico para o acompanhamento desta atividade no município. Cuja função consiste na orientação da açudagem e espécies apropriadas para cada situação, análise dos aspectos químicos, físicos e biológicos da água e acompanhamento na despesca e transporte do pescado, com materiais e métodos apropriados para esta atividade.

A partir do ano de 2009 este programa foi incrementado através de pesquisas com espécies de jundiá (Rhandia quelen), tilápia (Oreochromis niloticus) e piava (Leporinus obtusidens), produzidos em tanques-rede. O objetivo desta pesquisa pioneira na região dos Campos de Cima da Serra, visa a viabilidade econômica e a adaptabilidade destas espécies ao nosso clima.

FIGURA 1 - Jundiás produzidos em tanques-rede prontos para comercialização no Mercado Público Municipal.
FONTE: O Autor


Os resultados obtidos para as espécies de jundiá e tilápia apontam para a viabilidade de sua produção neste sistema. No entanto, para a tilápia, sua produção poderá ser feita somente durante o ciclo de verão, por sua intolerância às baixas temperaturas. Já para a piava, as pesquisas ainda estão em andamento, cujos resultados serão obtidos em novembro e dezembro de 2010.

FIGURA 2 - Despesca de tilápias para filetagem e comercialização.
FONTE: O Autor

A importância destas pesquisas consiste em difundir práticas modernas de piscicultura, através da disponibilização de seus resultados e da metodologia aplicada, objetivando o incremento de renda na propriedade rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário