segunda-feira, 14 de junho de 2010

Projeto Rhamdia

Início do Projeto Rhamdia quelen, cujo objetivo foi o estudo sobre a viabilidade econômica desta espécie nativa criada em sistema de tanques-rede.



Dia de campo com acadêmicos do curso de Biologia no local do Projeto.



Eu e algumas acadêmicas de Biologia.


Socialização com os acadêmicos participantes do dia de campo.



No término do projeto, alguns indivíduos atingiram 0,7 kg, aferindo grande potencial de produção desta espécie na região de Vacaria-RS.


Peixes prontos para a comercialização no Mercado Público de Vacaria, oriundos do Projeto Rhamdia.


Após o término do projeto pesquisa com a espécie Rhamdia quelen e o curso de Biologia, conseguimos realizar com sucesso experiência  com a produção de tilápia no mesmo sistema de produção. A experiência mostrou a viabilidade da produção desta espécie nesta latitude e a 970 metros de altitude, com invernos extremamente rigorosos. No entanto, nestas condições climáticas sua produção somente  é possível durante os meses de novembro a abril.


 
Filetagem de tilápia. Uma quantidade significativa atingiu 600 gramas em 05 meses, no entanto a média permaneceu em 400 gramas por indivíduo, o que conferiu sucesso ao experimento e grande perspectiva para o incremento de sua produção.


 
Tilápia com 600 g de peso vivo. Com este tipo de corte conseguimos obter 240 g de filé, conferindo 40% de rendimento.

Coroação do experimento com a venda de filé de tilápia no Mercado Público de Vacaria, que por sinal teve excelente aceitação dos consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário